Como cuidar de um gato!

Oi pessoal!

Quero trazer uma dica pra você gosta desses bichanos, vou falar bem explicado como cuidar de um gato, bora?!

Ter um gato envolve prazeres e obrigações. Ao chegar, o filhote deverá receber muita atenção, a fim de que se acostume com a sua nova família e habitat o mais rápido possível. Nunca devemos nos esquecer de que a saúde e bem-estar de seu amiguinho dependerá de você.

Cuidados com um gato:

como cuidar de gatos

Sempre exercite seu gatinho e dê a ele oportunidade de fazer o xixi e cocô imediatamente após acordar, alimentar-se e/ou brincar.

O  passo 2 é realizar um check-up veterinário para saber de suas condições de saúde e iniciar o esquema de vacinação e vermifugação do animal, medidas estas de grande importância para a vida futura do animal bem como de seus proprietários.

Banho e Higienização

O primeiro banho do gato só deve ser feito após ele ter recebido a última dose de vacina. Antes desse período o que se recomenda é a realização de banhos secos, realizado em locais que melhor se adapta a ele e com a orientação de um médico veterinário.

O que indicamos para a realização dos banhos após o término da vacinação, é que sejam feitos em locais especializados, onde todos os cuidados são tomados.

No mais o que se recomenda é que eles sejam feitos em intervalos quinzenais ou mensais. 

Para se realizar banhos na sua casa deve-se utilizar sabonete neutro ou de preferência produtos específicos para como cuidar de um gato. O banho deve ser feito em período quente do dia e utilizar água morna. Deve-se tomar extremo cuidado com as orelhas do gato impedindo a entrada de água utilizando algodão e deve-se secá-lo com toalha e secador. 

O ato de escovar os pelos deve ser feito diariamente, principalmente em gatos de raças de pêlo médio e longo, devendo utilizar raspadeiras e/ou escovas próprias para gatos, podendo utilizar perfume somente específico para gatos.

Considerações Finais

Deve-se ter em mente que o animal age por instinto, e assim suas atitudes se caracterizam como se ele estivesse "livre" na natureza. Portanto ele deve ser educado insistentemente e corretamente a fim de que seja adaptado dentro de sua nova realidade, juntamente com seu novo lar e família.  Neste site, você encontra mais dicas para você cuidar do seu gatinho!

Além do seu instinto animal o gato possui uma forte personalidade, e esta deve ser respeitada e combatida, mantendo-se um equilíbrio.

Vale lembrar que para repreender o animal deve-se utilizar principalmente o olhar e o tom de voz, pois gritos e surras não adiantam para adestrá-lo e só servem para o tornar inseguro e medroso. Lembre-se que quando o gato realiza algo corretamente ele deve ser recompensado, para assim estimulá-lo a possuir o instinto que se enquadre na sua nova vida.